Houve um tempo em que as mulheres grávidas eram vistas como pessoas frágeis, cheias de limitações, que não deveriam realizar esforços e nem atividade física na gravidez, permanecendo preferencialmente, em repouso. Mas atualmente já se sabe que com os devidos cuidados e orientação profissional, a gestante pode continuar realizando suas atividades físicas.
Mas vale lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física na gravidez é preciso conversar com o médico obstetra. Também é aconselhável buscar orientação do profissional de educação física para preparar treinos adequados para esta fase.
Para saber quais são os benefícios de praticar exercícios durante a gestação, continue lendo.
Benefícios da atividade física na gravidez
Os benefícios da atividade física para o corpo da gestante são muitos e vão muito além da aparência e controle de peso. Veja tudo que a atividade física pode proporcionar na gravidez:
- Melhora do condicionamento cardiovascular: A atividade física ajuda a fortalecer o coração e os pulmões, melhorando a circulação sanguínea e a capacidade aeróbica.
- Redução do risco de diabetes gestacional: Exercícios físicos também podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue, reduzindo o risco de desenvolver diabetes gestacional.
- Alívio de desconfortos comuns: Exercitar-se também ajuda a aliviar dores nas costas, inchaço, constipação e outros desconfortos frequentemente associados à gravidez.
- Melhora do humor e redução do estresse: A prática de atividade física libera endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, ajudando a combater o estresse e a ansiedade comuns durante a gravidez.
- Melhora da postura e equilíbrio: Exercícios específicos podem fortalecer os músculos que suportam a coluna vertebral, melhorando a postura e o equilíbrio, o que é especialmente importante à medida que o peso da barriga aumenta.
- Prevenção de edemas: A atividade física estimula a circulação sanguínea, ajudando a prevenir ou reduzir o inchaço nas pernas e tornozelos.
- Melhora da qualidade do sono: A prática regular de exercícios pode contribuir para um sono mais restaurador durante a gravidez.
- Preparação para o parto: Fortalecer os músculos do assoalho pélvico pode ser útil para preparar o corpo para o trabalho de parto e facilitar a recuperação pós-parto.
- Aumenta a autoestima: Manter uma rotina de atividade física pode ajudar as gestantes a se sentirem mais confiantes e satisfeitas com suas mudanças corporais durante a gravidez.
- Controle de peso: A prática regular de exercícios auxilia na manutenção de um peso corporal saudável durante a gravidez, contribuindo para evitar o ganho excessivo de peso.
Além, é claro, de todos os benefícios que a atividade física na gravidez trazem para a saúde mental, combate ao estresse e à ansiedade.
Mudanças no corpo devido à gestação
Algumas das mudanças são comuns na maioria das gestações, afinal o corpo se adapta para abrigar o bebê que cresce a cada semana. Por isso as transformações que mais ocorrem com o corpo das gestantes, segundo Matsudo (1998) são:
- Deslocamento do centro de gravidade para frente;
- Aumento da lordose lombar;
- Aumento do diâmetro transverso do tórax e aumento da ventilação pulmonar;
- Ligamentos e articulações ficam mais ” frouxos”;
- Aumento do peso e da adiposidade corporal;
- Aumento da frequência cardíaca.
Portanto é preciso ficar atenta a essas mudanças e manter em dia as consultas de pré-natal, informando ao médico sempre sobre qualquer dor ou desconforto.
Você também poderá se interessar por: Lombalgia na Gravidez: 6 exercícios para fazer em casa
Contraindicações
Apesar das atividades físicas serem recomendadas para a maioria das mulheres durante a gestação, há algumas contraindicações para os exercícios físicos durante a gravidez, como:
- problemas cardíacos;
- risco de parto prematuro;
- sangramentos;
- hipertensão grave;
- obesidade excessiva, entre outras.
Por esse motivo, é essencial que seu médico aprove e acompanhe seu programa de exercícios gestacionais.
Qual a intensidade ideal dos exercícios?
Essa é uma questão muito importante, que deve ser levada em consideração para a segurança da gestante e do bebê. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, em 1985, recomendou que a intensidade dos exercícios na gravidez não exceda uma frequência cardíaca de 140 bpm.
Já Artal (1991), sugere que a gestante trabalhe entre 40-65% da sua frequência cardíaca máxima (220 – idade). Por exemplo, se a gestante tem 20 anos de idade, sua frequência cardíaca máxima é 220 – 20 = 200. Ela deverá trabalhar entre 80 e 130 bpm.
Quais atividades a gestante pode praticar?
As atividades físicas ideais para gestantes são as de baixo impacto, que proporcionam benefícios à saúde sem representar riscos para a mãe ou o bebê. Exercícios como caminhadas, natação, hidroginástica, ioga e pilates são, geralmente, recomendados. Essas modalidades ajudam a fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade, aliviar desconfortos comuns da gravidez e promover o bem-estar geral.
Importante destacar a necessidade de moderação e atenção aos sinais do corpo, evitando exercícios que envolvam saltos, impacto abdominal excessivo ou posição supina prolongada. Por isso, é recomendado acompanhamento de um profissional de saúde para orientações personalizadas e assim garantir atividades físicas seguras e saudáveis durante a gestação.
Dentre os exercícios possíveis, a hidroginástica vem sendo muito recomendada para gestantes porque ela traz muitos benefícios, além de ser muito segura, veja só:
- Há menor estresse nas articulações;
- A gravidade atua de forma mais branda;
- Fica mais fácil suportar o peso corporal na água;
- Há diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial da mãe;
- Auxilia na diminuição do inchaço;
- Não há tanto acúmulo de calor.
As atividades de risco que devem ser evitadas são aquelas em que há contato físico e muito impacto, como o basquete, o handebol, o futebol e a equitação por exemplo.
Produtos sugeridos para você:
As gestantes devem ficar sempre atentas durante os exercícios para que não haja aumento excessivo da temperatura corporal. E também para que estejam sempre hidratadas e alimentadas, evitando atividades estressantes que causem fadiga.
Tomando os devidos cuidados, a atividade física na gravidez traz muitos benefícios e contribui para uma gestação saudável. Mas lembre-se de conversar com seu médico obstetra e buscar ajuda de um profissional de educação física antes de iniciar qualquer prática.
Escrito por:
Juliana Schulze Burti
Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, fisioterapeuta, professora do curso de Fisioterapia da PUC-SP, professora de Educação Física, mestre em Ciências da Saúde e Especialista em Fisiologia do Exercício.
http://www.julianaschulze.com.br/
Referências
Mãe da Olívia, Criadora de Conteúdo desde 2013, Especialista em Conteúdo & SEO, Bacharel em Sistemas de Informação e pós graduada em Gestão de Pessoas.
Atualizado em 2024-11-10 / Imagens e Dados da Amazon Brasil (API)