Sintomas de gravidez de menino x menina

Quando uma mulher está grávida, surgem especialistas de todos os lados querendo opinar sobre a vida e as características da futura mamãe. Isso acontece muito e você precisará filtrar todos os comentários que ouvir e agir com muito bom humor se não quiser se estressar.

Você mesma já deve ter ouvido muitos mitos e crenças populares sobre tudo o que envolve a gestação de um bebê. Algumas, inclusive, parecem dar muito certo.  

Muitos desses “saberes populares” se referem ao sexo da criança. Quem nunca ouvir falar que o formato da barriga da futura mamãe prediz o sexo do bebê? Ou que enjoos matinais significam tal coisa e assim por diante? Pois é!

Neste artigo, falaremos sobre os principais sintomas, mitos e saberes populares que envolvem o sexo do bebê quando ainda dentro da barriga da mamãe.

Você também poderá se interessar pelo artigo Atividade Física na Gravidez: Riscos e Benefícios.

Principais mitos sobre o sexo do bebê

O fato de que somente o ultrassom ou um exame sanguíneo serem os únicos capazes de afirmar com certeza se você espera um menino ou menina, não impede que a família e os amigos tentem prever o sexo do bebê com base na sabedoria popular.

Também pode ser um método muito divertido de você tentar adivinhar o sexo do seu bebê. O mais importante é que você leve na esportiva e se divirta com essas tentativas. 

A seguir, preparamos uma lista com os principais sintomas e indícios de que você espera uma menina ou um menino! 

Formato da barriga

O formato da barriga da mamãe é o principal método utilizado pelas avós, titias e amigas da futura mamãe para prever o sexo do bebê. O problema é que alguns dizem que a barriga redonda significa que você terá uma menina e a barriga pontiaguda, um menino. 

No entanto, eu já ouvi o contrário várias vezes. Há quem diga que barriga baixa é sinal de menino e esparramada é sinal de menina

O que dizem os seus parentes?

Enjoos matinais

Enjoos matinais ou enjoos como um todo significam que você espera uma menina. Gestações de menino, segundo a sabedoria popular, não dão enjoos nas mamães. No entanto, este método possui até mesmo pesquisa publicada. Segundo a revista científica New Scientist, mulheres que sofrem enjoos severos durante a gestação têm mais chances de estarem grávidas de meninas.

Desejos alimentares da mamãe

Os desejos alimentares das mamães também dizem muito sobre o sexo do bebê. Segundo alguns mitos, dizem que as grávidas de menino preferem alimentos mais doces e as de meninas comidas mais azedinhas. Outros dizem que se você tem vontade de doces é porque será uma menina, e se lhe apetecem mais as coisas salgadas, um menino! 

Ganho de peso

Um maior ganho de peso, segundo uma pesquisa que analisou mais de 68 milhões de nascimentos nos últimos 23 anos, diz que é sinônimo do nascimento de um menino. Segundo esse estudo, embriões masculinos precisam de mais calorias durante a gravidez para sobreviver.

Complicações na gestação

Segundo outro estudo publicado na mesma revista, complicações mais sérias na gestação são mais comuns em mulheres grávidas de meninos. A pesquisa apontou que em quase 600 mil nascimentos entre 1981 e 2011, partos prematuros, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia são mais frequentes quando a mamãe espera um menininho.

Exame para a confirmação

Você só terá certeza de que espera um menino ou uma menina quando fizer um exame médico. Claro que muitas pessoas podem acertar o sexo do bebê, afinal, são somente duas opções, não é mesmo?

Mas os exames que te dão certeza do sexo do bebê são o ultrassom ou o exame de sexagem fetal, que é feito através de uma amostra de sangue da mamãe. 

Para saber quando os exames podem ser feitos para saber o sexo do seu bebê, converse com o seu obstetra!

Avalie este conteúdo

Deixe um comentário