Disciplina positiva: o que é e como aplicar

Se você é uma mãe atualizada, certamente já ouviu falar na disciplina positiva

A disciplina positiva, ou educação positiva, é uma forma de educar baseada no equilíbrio entre limites firmes e a liberdade e autonomia da criança

Todos sabemos que educar uma criança envolve uma responsabilidade enorme e é um desafio para os pais. Certamente você vai passar por momentos em que se questionará sobre qual é a melhor maneira de educar os seus filhos.

E não existe uma única maneira correta ou uma maneira melhor de educar. Então o melhor a se fazer é estudar sobre diferentes métodos e linhas educacionais e filtrar o que faz sentido para você e para sua família.

Por isso, hoje falaremos sobre a disciplina positiva: uma técnica que busca educar as crianças com firmeza e gentileza, sem usar punições ou recompensas. Boa leitura!

O que é a disciplina positiva?

A disciplina positiva é baseada no trabalho do psicólogo Alfred Adler e do psiquiatra Rudolf Dreikurs e tem como objetivo desenvolver relacionamentos respeitosos entre pais e filhos.

A partir disso, a Dra. Jane Nelsen desenvolveu uma abordagem baseada na educação com firmeza e gentileza. Na disciplina positiva desenvolve-se um senso de responsabilidade, autonomia, cooperação e respeito por si e pelos outros.

A DP tem cada vez mais adeptos e entende que castigos e chantagens não ajudam no bom desenvolvimento das crianças. O que de forma alguma quer dizer que a criança não precise de limites. 

Ter limites é fundamental para a personalidade e desenvolvimento da criança. No entanto, nesta abordagem existem maneiras sadias de impor limites à criança. 

A disciplina positiva desenvolve habilidades sociais e de vida, encoraja as crianças  a se tornarem responsáveis, resilientes e com habilidades para a solução de problemas no longo prazo.

Benefícios da Disciplina Positiva

Dentre os principais benefícios da disciplina positiva, estão 5 fundamentos, segundo a autora Jane Nelsen, em seu livro Como Educar com Firmeza e Carinho:

  • é uma forma amável e firme ao mesmo tempo de educação;
  • ajuda a criança a sentir-se importante e significativa;
  • é muito eficaz no longo prazo;
  • ensina habilidades muito valiosas para a vida da criança;
  • ajuda as crianças a desenvolverem diversos talentos e serem conscientes dele.

Como colocar em prática

Se você se identificou com a disciplina positiva mas não sabe como colocá-la em prática, a seguir seguem algumas dicas muito importantes para te ajudar nesse processo:

  • seja o exemplo: se você quer que o seu filho aja de determinada forma, precisa ser, antes de tudo, o exemplo para ele. Alguns princípios que a família deve seguir na disciplina são: não mentir, cumprir sempre com o que prometem e nunca realizar chantagens ou subornos.
  • converse sempre: o diálogo é um dos maiores pilares da educação positiva. Converse sempre. Quando a criança é ouvida, ela se sente importante e parte da família. Dessa forma, gera fortes vínculos familiares.
  • ajude-o a pensar: você precisa ajudar e estimular os seu filho a refletir sobre as suas próprias ações. Incentive-o a participar das pequenas decisões do dia-a-dia. Ao invés de proibir determinado comportamento ou atitude, faça-o pensar sobre as consequências desse ato;
  • estabeleça regras: ao contrário do que muitas pessoas pensam, limites e regras são extremamente benéficos e fazem parte da disciplina positiva. Estabeleça regras e combinados firmes. Seja claro no que você combinar  e não ceda a choros, birra ou insistência.
  • repreenda ações desagradáveis: comportamentos e atitudes desagradáveis devem ser repreendidos. Foque a repreensão na ação e não na criança. Explique o que ela fez de errado e que isso causou desconforto em alguém e que isso não deve se repetir.
  • enfatize o lado positivo das coisas: por último e não menos importante, reconheça quando o seu filho tiver bom comportamento e atitudes positivas. Isso o colocará no caminho certo das coisas e ele se sentirá feliz por fazer as coisas de forma correta.

Com algumas pequenas atitudes é possível colocar a disciplina em prática e trazer inúmeros benefícios para a família!

Avalie este conteúdo

Deixe um comentário