Como acalmar bebê com cólica? 10 dicas!

Dez maneiras simples de ajudar o bebê na hora da cólica sem precisar medicar. Desde conselhos de vó, até truques indicados por Pediatras.

A cólica nos bebês é extremamente comum nos primeiros meses de vida. Apesar de o problema não ser algo realmente grave, com o cansaço e a falta de experiência dos pais, muitos se veem em uma situação difícil de resolver.

Crises de cólicas são típicas dos primeiros meses da maioria dos bebês e existem diversas maneiras de aliviar os sintomas. Logo, fique tranquila pois neste artigo selecionamos 10 dicas de como acalmar bebê com cólica.

Como identificar a cólica

As cólicas costumam se manifestar nos bebês a partir da segunda semana e desaparecem após o terceiro ou quarto mês de vida da criança. O desconforto costuma aparecer no final da tarde ou durante a noite e o bebê chora por um longo período, permanece muito irritado, agitado e não consegue dormir.

Mas como saber identificar uma crise de cólica? Como diferenciar do choro de sono, fome ou algum outro desconforto? A cólica costuma se manifestar como um ataque de choro forte e agudo, quando o bebê se estica, fica vermelho, encolhe as perninhas, vira a cabeça para os lados e, normalmente, fica com a barriguinha endurecida. 

Além disso, se o choro for por fome, assim que você alimentá-lo, o choro acalma. O mesmo acontece com o sono ou quando o bebê precisa trocar a fralda. Já o choro por cólica pode durar horas e parece não ter solução, pois deixa o bebê muito agitado.

Dicas para acalmar o bebê com cólica

Um bebê que chora inconsolável por muitas horas, causa muita ansiedade nos pais que ainda não sabem como acalmar bebê com cólica. No entanto, existem diversas formas para ajudar o bebê nesse momento. Vamos conferir?

1. Massagem

Massagens suaves costumam ser uma das melhores maneiras de acalmar os bebês. Massageie a barriguinha do pequeno com movimentos suaves e circulares. Você também pode massagear as costinhas do pequeno ou usar as técnicas de Shantala, que é uma massagem indiana e pode ser feita desde os primeiros dias do bebê, mais de uma vez por dia.

massagem na barriga para cólica do bebê
Massagem para acalmar a cólica do bebê

2. Compressas de água morna

Compressas de água na barriguinha costumam aliviar a dor e acalmar os bebês. Pode ser somente um paninho ou uma fralda aquecida. Mas cuidado para não aquecer demais, teste na sua pele primeiro.

3. Contato pele a pele

Outra dica de ouro é colocar o bebê de bruços sob o seu peito sem roupa. Isso costuma ajudar a eliminar os gases que podem estar gerando dor e incômodo. Além disso, o cheiro e o calor da mãe acalmam a criança.

4. Amamentar

O leite materno e o ato de mamar também ajuda a maioria dos bebês. Além disso, o movimento de sucção ajuda a acalmar e aliviar dores como a cólica.

5. Banho morno

Um banho morno, principalmente de imersão, costuma ajudar muito com as cólicas do bebê. Para isso, prepare um ambiente tranquilo, silencioso e com pouca iluminação para dar um banho relaxante no seu pequeno.

6. Música ou ruído branco

Música suave de fundo e ruído branco (como o barulho de um secador de cabelo) também são boas opções para acalmar um bebê com cólicas. Esse tipo de ruído costuma lembrar o útero da mãe e traz tranquilidade para os pequenos.

Existe até mesmo aparelhos de ruído branco para ajudar o bebê a dormir melhor. Mas você pode usar seu celular para tocar ruído branco a partir do YouTube, Spotify ou outros apps.

7. Movimentar as perninhas

Movimentar as perninhas do bebê com movimentos muito suaves e como se ele estivesse pedalando uma bicicleta podem fazê-lo eliminar gases que estejam incomodando. Para isso, em um ambiente tranquilo faça os movimentos enquanto canta ou conversa com o bebê para tranquilizá-lo.

exercícios para bebê com cólicas
Exercício para bebê com cólicas: movimente as perninhas

8. Enrolar o bebê

Enrolar o seu bebê no cueiro ou cobertor, como se fosse um charutinho, deixa o bebê confortável e seguro e pode auxiliar no alívio da cólica.

9. Cantar e embalar o bebê

Embale o bebê suavemente e cante canções de ninar. O carinho e a voz da mãe têm o poder de acalmar o bebê. Além disso, se você mantém a calma, as chances de você acalmar o bebê são maiores. Portanto, respire, acolha e se conecte com o bebê para acalmá-lo de forma mais fácil.

10. Medicar somente com a orientação do pediatra

A medicação deve ser a última opção a ser tentada e somente com a orientação do pediatra. Portanto se você tentou todas essas dicas, mas as cólicas continuam intensas e acontecem sempre, busque ajuda médica para saber se é necessário intervir.

Saber o que fazer em crises de cólicas é muito importante e te ajudará a manter a tranquilidade e controlar a sua ansiedade. Então tente aplicar essas dicas, lembrando que cada bebê é único e o que funciona para um, não necessariamente irá funcionar para outro.

Aos poucos você irá aprender o que acalma o bebê, o que causa as cólicas e como agir nesses momentos. Confie no processo e busque ajuda profissional sempre que achar necessário.

Referências

Cólica em bebê: por que acontece e como aliviar – Sociedade Brasileira de Pediatria. https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/colica-em-bebe-por-que-acontece-e-como-aliviar/

Avalie este conteúdo

Deixe um comentário