Como organizar o kit de higiene para o bebê

Que delícia descobrir que está grávida, não é mesmo? A ansiedade em saber que você está gerando uma outra vida é boa demais, concorda? E, agora, entra uma parte que é muito gostosa também, a hora de montar o enxoval do bebê que irá chegar. 

Se você é mãe de primeira viagem, com certeza as dúvidas são muitas, mas se você já tem um ou mais filhos, as perguntas também sempre aparecem, pois nenhum filho é igual ao outro, certo?

Por isso, se você está ingressando no delicioso e cheio de desafios, universo da maternidade ou se já está nele, é muito importante saber como organizar o kit higiene na cômoda, pois ele irá te acompanhar durante um bom tempo. Então, sem mais delongas, vamos saber como montar kit de higiene bebê?

Para começarmos a falar sobre como montar kit de higiene bebê, precisamos explicar o que é isso. Quando o bebê chegar, será preciso trocar fraldas e mais fraldas durante o dia e a noite. Em média, essa substituição acontece 8 vezes ao dia. 

De fato, é muita coisa, por isso é preciso tornar esse momento mais prático. E o kit de higiene é o meio pelo qual essa troca acontecerá de forma mais rápida e simples, pois tudo estará junto e bem perto do trocador. 

Quais são os itens que integram o kit de higiene para bebê?

Existem alguns itens que não podem faltar quando queremos saber como organizar o kit de higiene na cômoda, são eles: a bandeja ou cesto, os potinhos, o porta-fraldas, a garrafa térmica, recipiente para água, abajur, farmacinha e lixeira. Ufa! São só esses!

Mas, nos parágrafos que seguem vamos te explicar a função de cada um e os motivos que fazem com que eles sejam tão necessários. 

A bandeja ou o cesto é o local onde todos os itens de itens são dispostos e, ainda, servem para que a superfície do trocador fique protegida. Já os potinhos são usados para manter guardados os cotonetes e o algodão. 

O lenço umedecido não é recomendado pelos pediatras, porque ele pode resultar em problemas alérgicos devido ao uso em excesso, pois serão em média 8 fraldas por dia. É claro que quando você sai, ele pode ser usado, desde que com moderação, ok? Então, o algodão passa a ser o melhor item para promover a higienização do seu filho ou filha. 

Uma dica muito eficaz é já manter os pedaços de algodão separados ou se você preferir, quiser e puder, compre os pacotes de algodão que vêm separados, isso facilita e muito o seu cotidiano. Já o cotonete que deve ficar em um outro pote será usado para promover a higienização do coto umbilical. 

O porta-fraldas é mais um integrante do kit que deve estar sempre bem perto de você, pois na correria entre uma troca e outra, não dá pra correr pra pegar um pacote de fraldas, ok? E, lembre-se sempre, de mantê-lo cheio, pois isso fará com que a substituição aconteça mais facilmente. 

A garrafa térmica que deve integrar esse kit pode ser uma garrafa térmica normal, aquela usada para manter a água ou o café sempre quentinho. Aqui, você poderá escolher a cor do item de acordo com a decoração do quarto, mas não é uma regra, fica a seu critério. 

Como terá uma garrafa com água, será preciso ter ainda um recipiente, pois para fazer a higienização do seu pequeno, o algodão necessitará ser molhado em água morna e o recipiente servirá para não deixar a bandeja ou o cesto todo molhado. 

O abajur é mais um integrante que tem uma importância especial, pois as trocas acontecerão durante a madrugada. Para não acender a luz e assustar o bebê, o abajur será muito útil, pois a troca será executada e o pequeno, muitas vezes continuará com o seu soninho. 

A farmácia também não pode faltar! Nesse caso, poderá ser uma caixa com espaço para manter os remédios sempre organizados, mas é fundamental só medicar após orientação médica. Aqui, é possível ainda guardar creme contra assadura e gel antisséptico. 

Por fim, a lixeira também integra o kit, pois será nela que as fraldas e os algodões usados serão descartados. Todos os dias, ela deve ser limpa, pois essa medida simples e a grande responsável por evitar que o quarto fique com um odor desagradável. 

Como montar kit higiene bebê?

Muitos são os modelos disponíveis no mercado, você pode escolher os confeccionados em MDF, porcelana, prata, inox e acrílico. No entanto, diferentemente do fabricado em MDF, os demais podem quebrar facilmente, por isso o melhor é apostar no de madeira. 

Você tem a opção de comprar os itens separadamente e montar a seu gosto. contudo existem kits higiene prontos para vender. Você encontra nas lojas de enxovais e em sites de artesanato como o Elo7 na internet,

Então prepare bem o cantinho do bebê tendo um completo kit de higiene para facilitar as trocas. Mas não esqueça também de preparar outros aspectos de limpeza do quartinho.

É fundamental incluir nos cuidados a higienização de persiana e a limpeza de estofados. Por isso, fica a dica.

Se você for usar itens já usados no quarto, promova a higienização e a limpeza antes da chegada do bebê, pois essa é uma maneira eficiente de evitar problemas respiratórios no pequeno. 

5/5 - (1 avaliações)

Deixe um comentário