Quando o bebê começa a caminhar é importante estar atento à segurança do ambiente para evitar acidentes. Isso porque preparar a casa para o bebê explorar é mais eficiente e saudável do que privar a criança de andar livremente.
Afinal, faz parte do desenvolvimento querer andar o tempo todo, por isso as batidas em quinas de móveis estão entre os machucados mais comuns desta fase. Então além de estar presente e atento aos movimentos do bebê, algumas dicas que preparamos aqui podem ajudar a manter seu filho mais seguro.
Para saber como proteger quinas de forma segura e evitar acidentes, continue lendo.
Risco de acidentes
Na fase de aprender a engatinhar e a caminhar, por volta de 1 ano de idade, o bebê está se aventurando em um novo território e, naturalmente, está mais propenso a quedas. No entanto, muitos acidentes podem ser prevenidos com as medidas adequadas de segurança.
Algumas medidas que os pais podem tomar para evitar acidentes incluem manter um ambiente seguro e livre de obstáculos, colocar portões de segurança nas escadas, proteger as quinas dos móveis, manter produtos químicos e objetos perigosos fora do alcance das crianças, e sempre supervisionar o bebê enquanto ele está explorando a casa.
Em geral, é normal que um bebê que está aprendendo a caminhar sofra algumas quedas e tropeços no processo, mas com a devida atenção e precaução, os pais podem minimizar o risco de lesões mais graves.
Dicas para proteger as quinas e tornar a casa mais segura para o bebê
De fato, nesta fase os móveis da casa se tornam um desafio para a segurança, já que as quinas duras podem ser perigosas em caso de quedas ou colisões. Nesse contexto, os protetores de quina de móveis se tornam uma solução popular e eficaz para minimizar o risco de lesões.
Esses acessórios, geralmente feitos de silicone ou polietileno, podem ser facilmente instalados nos móveis para amortecer o impacto em caso de colisão. Conheça abaixo algumas soluções.
Reduza a quantidade de móveis e objetos (se possível)
Essa é a primeira regra para quem tem um bebê em casa começando a caminhar: retire da casa tudo que oferece risco e que pode ser guardado temporariamente. Quanto mais espaço livre, sem risco de bater, tropeçar ou arranhar, melhor.
Bancos, mesa de centro, vasos e outros objetos com quinas e cantos perigosos devem, preferencialmente, ser retirados da casa (pelo menos até o bebê caminhar de forma mais firme).
Protetores de Silicone
Os protetores de quinas feitos em silicone são soluções fáceis e práticas que evitam cortes e machucados mais graves. Por evitar a batida diretamente no móvel, os protetores mais arredondados e macios são os mais indicados.
Protetor em Rolo de PVC
Para quem precisa proteger áreas maiores, como o entorno de uma mesa, por exemplo, o rolo em polietileno flexível é uma opção melhor. Ele é bem fácil de aplicar e também evita a batida direta contra a quina, protegendo contra acidentes mais graves.
Grade de Proteção
Em alguns casos é mais fácil impedir o acesso do bebê a determinados locais quando houver maior risco de acidente. Ainda mais em locais com escadas, janelas sem proteção, acesso direto para a rua ou onde há ferramentas e máquinas, por exemplo.
Para controlar o acesso a esse tipo de local, vale a pena investir em uma grade de proteção. Pois nem sempre será possível proteger todas as quinas e deixar todos os ambientes da casa seguros para a criança explorar.
Independentemente da opção escolhida, é importante inspecionar regularmente as proteções para garantir que estejam firmemente presas e funcionando corretamente. Além disso, sempre supervisione o bebê enquanto ele estiver brincando e explorando a casa para evitar acidentes.
Imagem: @antoniogravante via Canva.
Mãe da Olívia, Criadora de Conteúdo desde 2013, Especialista em Conteúdo & SEO, Bacharel em Sistemas de Informação e pós graduada em Gestão de Pessoas.
Atualizado em 2025-04-01 / Imagens e Dados da Amazon Brasil (API)