Dependendo da sua idade, você deve lembrar das fraldas de pano e calças plásticas. Era comum encher um varal inteiro com fraldas de pano coloridas. Mas apesar da praticidade da fralda descartável, as fraldas de pano eram ótimas para o bolso e para o meio ambiente.
A fralda ecológica é uma fralda de pano mais moderna. Ela tem se popularizado muito e tem esse nome por ser melhor para o meio ambiente, já que é reutilizável.
No entanto, as mamães de primeira viagem costumam pensar muito se vale realmente a pena usar as tais fraldas ecológicas. Realmente ajuda o meio ambiente? Mas e a praticidade? E a higiene?
Pensando nisso, elaboramos esse artigo que vai esclarecer todas as suas dúvidas.
Como funciona e como devem ser usadas
A fralda ecológica é composta por uma capa que tem um formato tradicional (como as descartáveis) e um ou dois absorventes, os paninhos com formato retangular que encaixa na parte de dentro da capa. Cada fralda acompanha um absorvente.
Se você quiser, pode colocar mais absorventes, de acordo com o fluxo de xixi do bebê . Para fechar, há opções com botões ou com velcro, que vai sendo ajustado conforme o tamanho da criança.
Quando o bebê faz xixi ou cocô, o paninho absorve o resíduo que não passa para a capa. Se ocorrer de sujar as bordas de dentro da fralda, ela deverá ser lavada. Uma das vantagens é que o tecido é menos agressivo à pele do bebê e absorve bem os resíduos.
A frequência de troca depende da quantidade de absorventes utilizados e do fluxo de xixi. E uma dica: se você trocar o bebê na rua, guarde o absorvente em um saquinho impermeável até voltar para casa.
Você também poderá se interessar pelo artigo Lenços Umedecidos ou Algodão com Água?
No products found.
Boa para o seu bolso e para o meio ambiente
Um bebê utiliza em média de 2000 a 3000 fraldas descartáveis por ano. Essas fraldas, após o uso vão para aterros sanitários e levam de 450 a 600 anos para se decompor.
Dessa forma, utilizar as fraldas ecológicas se tornou uma opção interessante para as mamães que se preocupam com o prejuízo que as fraldas descartáveis causam ao meio ambiente.
Além disso, você também deve levar em conta a economia de dinheiro. Normalmente, 24 unidades de fralda ecológica são suficientes. E outro fato a se considerar é que quando forem para o lixo, não causarão um prejuízo tão grande, pois demoram apenas seis meses para se decompor.
Mas você pode se perguntar: e o consumo de água e luz? Realmente não há com o que você se preocupar pois os recursos naturais utilizados para produzir as fraldas descartáveis são muito mais prejudiciais ao meio ambiente do que o que será gasto para lavar os paninhos. Além disso, a economia de não comprar fraldas descartáveis compensa em muito o aumento nas contas de água, luz e o investimento inicial.
Vantagens e desvantagens das fraldas ecológicas
A seguir, listamos as principais vantagens e desvantagens de usar fralda ecológica para que você possa tirar as suas próprias conclusões:
Vantagens
- mais econômicas;
- geram menos lixo e, dessa forma, agridem menos o meio ambiente;
- não causam assaduras nos bebês;
- são mais confortáveis;
- são mais charmosinhas, com uma grande variedade de cores e estampas.
Desvantagens
- pouca praticidade, pois precisa ser lavada frequentemente;
- custo inicial pode ser maior;
- possíveis vazamentos, pois vaza mais fácil que uma fralda descartável.
Acredito que com todas essas informações você já consiga decidir se vale a pena ou não aderir às fraldas ecológicas, não é mesmo? Você também pode comprar uma unidade e fazer um teste para saber se você e o bebê vão se adaptar.
Mãe da Olívia, Criadora de Conteúdo desde 2013, Especialista em Conteúdo & SEO, Bacharel em Sistemas de Informação e pós graduada em Gestão de Pessoas.
Atualizado em 2025-12-11 / Imagens e Dados da Amazon Brasil (API)